12 opções gratuitas para fazer exercícios ao ar livre em Curitiba

Se ter maior contato com a natureza traz inúmeros benefícios – desde a melhor saúde mental até dar aquela turbinada na memória - imagine se exercitar em meio ao verde: o cérebro, o corpo e o espírito agradecem. E quando as opções são gratuitas, melhor ainda, pois dessa forma não há desculpa para o sedentarismo chegar e se instalar.

Pensando nisso, listamos para você que reside em Curitiba, 12 endereços para se exercitar e colocar a saúde em dia respirando muito ar puro e com acesso gratuito.


1 – Parque Barigui

Cortado pelo rio Barigui, o Parque é o número um na preferência dos curitibanos quando se trata de caminhar, correr, praticar esportes coletivos, ou andar de bike, skate ou patins.

 

São duas pistas de corrida, uma com 3,23 km, outra com 5 km, ambas com marcações de quilometragem a cada 100 metros. Além disso, o Barigui oferece academias ao ar livre com áreas para alongamento e fortalecimento muscular.

 

Os amantes de esportes coletivos também podem se exercitar ao ar livre: a infraestrutura do Parque contempla quadras de futebol de areia, duas de vôlei de praia e uma quadra poliesportiva.

 

Também há aulas gratuitas do Yoga no Parque. Para conferir o horário, acesse o perfil do Instagram do projeto.

Ah, sabia que o Trebbiano Residencial, nosso empreendimento no Ecoville, fica próximo ao Parque Barigui? É uma grande oportunidade de morar em um compacto de alto padrão com muita qualidade de vida em Curitiba. Saiba mais sobre ele aqui.


2 – Jardim Botânico

Além de ser o local mais visitado por turistas em Curitiba, o Jardim Botânico oferece uma pista de 1,8 km, com inúmeras subidas e descidas, que tanto pode ser usada para correr quanto para caminhar.

 

No amplo gramado em frente à estufa, o projeto Yoga no Parque também dá as caras, com práticas gratuitas e abertas ao público.

 

Só preste atenção: bikes não podem circular pelo espaço, devendo ficar guardadas no paraciclo que existe no local.

 

Se você deseja residir próximo ao mais importante cartão postal da cidade, conheça o Gran Solare, empreendimento Equilíbrio que fica a apenas 750 metros do Jardim Botânico. Basta uma caminhada para aproveitar ao máximo todo verde e ar puro que ele oferece.


3 - Centro de Esporte e Lazer - Velódromo

Localizado ao lado do Jardim Botânico, a grande atração do centro é o velódromo descoberto, utilizado para eventos de ciclismo e, claro, também disponível para andar de bicicleta.

 

No local, o curitibano também encontra outros espaços voltados para a prática de esportes e exercícios, todos de acesso gratuito:

- pistas de caminhada

- quadras de tênis, basquete, vôlei, vôlei de areia, futebol e futebol de areia



4 – Parque Tingui

Com cerca de 380 mil m² de área, sobra espaço para oferecer atividades ao ar livre - e as opções são muitas!

 

Há pista para corrida e ciclismo, cujo percurso de quase 5 km é feito em meio à muita mata nativa, incluindo vista para o lago. Além disso, o Parque conta com quadras de futebol e vôlei, e academia ao ar livre. 


5 – Parque São Lourenço

A fama do Parque se dá pela pista com ladeira, de cerca de 1,5 km, o que permite voltar à infância e se divertir descendo o asfalto usando um carrinho de rolimã. O local também atrai amantes do skate downhill e street luge, este uma modalidade em que o praticante desce a ladeira deitado sobre uma prancha com rodas de skate.

 

O local também oferece outras possibilidades de se exercitar em meio à natureza.  Conta com canchas de futebol e vôlei, pista para caminhada, ciclovia, além da academia ao ar livre.



6 – Bosque de Portugal

Bastante frequentado por moradores do Jardim Social, oferece uma pista de corrida curtinha, de apenas 500 metros, mas que vale o exercício pelo visual do entorno, cheio de árvores das mais diversas espécies.


7 – Parque Passaúna

Espécie de praia dos curitibanos no verão, o parque fica a 12 km do centro de Curitiba, às margens do rio Passaúna. Em função disso, o local é famoso pela prática de esportes aquáticos, como stand up paddle, canoa havaiana e canoagem.

 

O Passaúna Paddle Club oferece aulas dessas modalidades esportivas, além de trabalhar com locação de bikes aquáticas.


8 – Parque Municipal do Iguaçu e Parque Náutico

Localizado na região sudeste da cidade, entre a linha férrea e o Rio Iguaçu, em uma extensa área de 569 mil m², é conhecido por abrigar o Zoológico Municipal.

 

Para se exercitar, o Parque oferece quadras esportivas, academia ao ar livre, trilhas de caminhada e pistas de ciclovia.

 

Localizado nas dependências do Parque Iguaçu, o Parque Náutico oferece estrutura para a prática de esportes e treinos de navegação não poluentes, como vela, remo e canoagem, inclusive para paratletas.

 

Possui a maior raia natural para esportes náuticos da América Latina, além de raias olímpicas de remo e canoagem.


9 - Parque Bacacheri

A rica fauna e flora do Bacacheri, localizado na região norte da capital paranaense, torna a prática de diversos tipos de esportes e atividades físicas ainda mais agradável.

 

Em sua área de 152 mil m2, há uma pista de caminhada e corrida que circunda toda a extensão do enorme lago que existe no parque, além de cancha de futebol de areia e de vôlei.


10 - Parques Lineares Municipais

 

Criados para preservar as faixas de drenagem de rios e evitar enchentes, os quatro parques lineares municipais de Curitiba oferecem diversas opções para quem deseja praticar esportes ou se exercitar. São eles:

 

- Cajuru: localizado na região Leste, às margens do Rio Atuba, conta com mais de 100 mil m². Nessa área, estão disponíveis quadra poliesportiva e pista de skate – que foram revitalizadas recentemente. Também há academia ao ar livre e mais de 4 km de ciclovia.

 

- Mairi: localizado na divisa dos bairros Cidade Industrial e Fazendinha, em uma área de 43 mil m² às margens do Rio Barigui, o Mairi atende os curitibanos das regiões Sul e Sudeste. O espaço conta com cancha polivalente e de futebol de areia e minifutebol, além de academia ao ar livre. Também oferece pista de 1.290 m, utilizada por ciclistas e adeptos de caminhadas e corridas.

 

- Mané Garrincha: com 120 mil m², está localizado no bairro Cidade Industrial, em outro trecho do Rio Barigui. O parque oferece canchas de vôlei, futebol de areia e minifutebol,além de pista de skate e academia ao ar livre. No local também há uma pista de 4 km, utilizada para correr, caminhar e andar de bicicleta.

 

- Yberê: também localizado em um trecho do Rio Barigui, no Campo de Santana, o parque conta com 238.105 m² de área. Conta com canchas de vôlei e futebol, uma pista de skate de 1.100 m² e 3 km de pista para caminhar, correr e andar de bicicleta. Além disso, conta com kits de ginástica e academia ao ar livre.


11 - Academias ao ar livre

 

Localizadas em praças, parques e outros espaços verdes, as academias ao ar livre já podem ser consideradas uma marca de Curitiba. São 64 equipamentos desse tipo, em bairros de todas as regionais.

 

Os equipamentos de ginástica não possuem pesos. Movimentados apenas com a força do corpo, acabam gerando resistência que fortalece a massa muscular. Nos próprios aparelhos há informação de como utilizá-los, bem como os grupos musculares que são trabalhados durante o exercício.

 

Indicados para usuários com idade a partir de 12 anos, são especialmente indicados para a população acima dos 60 anos, que naturalmente perde massa muscular com o passar do tempo. 

 

A localização de todas as academias ao ar livre de Curitiba pode ser conferida aqui.


12 – Ciclovias

São quase 210 km de estrutura cicloviária, entre ciclovias, ciclofaixas, vias compartilhadas, entre outras estruturas que permitem ao curitibano se locomover ou se exercitar utilizando bicicleta.

 

Além disso, o Instituto Municipal de Turismo criou o guia Curta Curitiba Pedalando, que oferece quatro rotas para quem deseja conhecer os principais pontos turísticos da cidade usando uma bike. É uma excelente forma de unir lazer e atividade física. 



Curtiu todas as opções gratuitas para fazer exercícios ao ar livre em Curitiba que reunimos especialmente para você? São perfeitas para se obter mais disposição física e mental, além de qualidade de vida, mantendo sua saúde sempre em equilíbrio.


Um empreendimento com diversas opções para se exercitar

 

O Trebbiano Residencial, empreendimento Equilíbrio localizado no Ecoville, adota o conceito home club, ou seja, oferece inúmeras opções de lazer, esportes e serviços para você e sua família. 

. Quadra poliesportiva

. Quadra de beach tennis

. Piscinas (adulto e infantil) cobertas e aquecidas

. Dois estúdios equipados para exercícios aeróbicos, musculação, crossfit e pilates, além de sala multifuncional

Visite o decorado e conheça toda a qualidade de vida e bem-estar que o Trebbiano Residencial oferece.


Central de Vendas
. Segunda a sábado - 10h às 18h
. Aos domingos - 10h às 16h
. Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 2.850 - Ecoville

. 41 9 9800.0444


Anterior
Anterior

Guia: como usar o FGTS na compra do imóvel

Próximo
Próximo

Como usar cores na decoração: dicas para escolher e combinar