7 coisas para saber antes de escolher porcelanato para o imóvel

O porcelanato é o segundo tipo de revestimento mais usado no Brasil, só perdendo para a cerâmica. Porém, apesar de também ser considerado um tipo de revestimento cerâmico, o porcelanato apresenta grandes diferenças em relação a ele.

No artigo abaixo, você vai encontrar respostas para as principais dúvidas sobre esse tipo de revestimento, bem como dicas e orientações da equipe Equilíbrio e da Eliane Revestimentos.


1 - Qual a diferença entre o porcelanato e a cerâmica?

De acordo com Fabrício Damas, da equipe da Eliane Revestimentos, os dois tipos de revestimentos são usados para revestir, mas têm funções distintas. Também tem matérias-primas e pressão de compactação diferentes. “A performance do porcelanato é melhor, sendo que cerca de 90% das obras de alto padrão usa esse tipo de revestimento”, diz ele.


2 - Quais principais vantagens do porcelanato em relação à cerâmica?

A grande vantagem é que ele é muito mais resistente que o piso cerâmico, tanto no que se refere a resistência mecânica quanto a abrasão física e química.

Além disso, ele tem outras características que se mostram bastante vantajosas:

  • uniformidade de coloração

  • baixa absorção de água

  • facilidade de limpeza

  • alta durabilidade

Damas ainda reforça duas vantagens do porcelanato em relação a mármores e granitos: ele oferece a mesma resistência de ambos, porém com menor absorção de água e menor custo.



3 - Quais são os tipos de porcelanato?

Os porcelanatos são divididos em dois grandes grupos: SEM esmalte (porcelanato técnico, massa única, tutto massa) e COM esmalte (porcelanato com acabamento esmaltado).

  • Técnico: como tem grande resistência mecânica, é indicado para uso em áreas de grande circulação residencial e comercial. Ele não recebe uma camada adicional de acabamento, que é dado diretamente na superfície da massa do porcelanato, como se fosse uma pedra que recebe um polimento ou um escovamento para ter o acabamento desejado.

  • Esmaltado: é aquele que recebe uma camada de esmalte por cima da massa de porcelanato a fim de oferecer cor e textura diferenciados. Os porcelanatos também podem ser divididos por tipo de acabamento:

  • Polido: por passar por uma etapa de polimento e impermeabilizante durante a fabricação, tem superfície mais lisa e brilhante.

  • Acetinado (também conhecido como “mate”): igualmente tem superfície lisa, mas o brilho é mais suave e tem toque aveludado, matificado.

  • Externo/rústico: como a textura é mais áspera, oferecem maior coeficiente de atrito, evitando escorregões e quedas.


4 - Qual porcelanato utilizar em pisos de cozinhas e banheiros?

Como banheiros, cozinhas e áreas de serviço são considerados “áreas molhadas”, para esse tipo de espaço o ideal é utilizar porcelanatos acetinados ou rústicos, que são menos lisos. Além disso, esse tipo de porcelanato resiste melhor a atritos, manchas e gorduras, problemas comuns a essas áreas.

Dica Equilíbrio: jamais utilize porcelanato polido nesses espaços, pois como ele é mais liso – o que gera menor atrito -, acaba facilitando a ocorrência de escorregões e quedas. Tecnicamente, os porcelanatos polidos não têm o coeficiente de atrito mínimo exigido, por norma, para áreas molhadas.


5 - Qual porcelanato é mais indicado para salas e quartos?

Para salas e quartos a escolha do porcelanato fica totalmente “à gosto do freguês”. Isso porque não há requisitos técnicos específicos para serem atendidos, como é o caso de cozinhas e banheiros. Por trazerem um ar de sofisticação, os pisos polidos são comumente escolhidos para salas de estar e jantar, mas isso vai muito de gosto e pode gerar polêmica - há quem diga que porcelanato polido está bem fora de moda.

Nos quartos, o porcelanato acetinado é uma melhor opção, pois oferece mais sensação de acolhimento. Esse tipo de revestimento também pode ser usado como painéis decorativos e até como cabeceira de cama. Hoje existem porcelanatos que imitam muito bem madeiras naturais, com texturas perfeitas, até mesmo ripados.

Leia mais:

- Home club: 10 vantagens de morar em um condomínio com infraestrutura completa

- Como escolher uma localização que valoriza o imóvel?


6 - Dá para usar porcelanato em áreas externas?

Sim, porcelanatos podem ser usados em áreas externas, como pisos, bordas de piscina e churrasqueiras. Em áreas de entorno de piscinas, é preciso escolher um porcelanato com maior coeficiente de atrito, como o rústico, para diminuir a chance de escorregamentos. Já em áreas próximas à churrasqueira, o piso acetinado é mais indicado porque facilita a manutenção.


7 - Em termos de tendências, qual a melhor cor ou padronagem de porcelanato?

O porcelanato, como a moda, também é um produto que segue tendências. Para Damas, da Eliane, a escolha do tipo e da padronagem do porcelanato depende do gosto do consumidor e da função, ou seja, o local onde o revestimento será aplicado. Porém, ele revela: “marfins e beges estão voltando para ‘esquentar’ o cimento queimado” - que tem sido tendência absoluta nos últimos anos. Para além das tendências, há padronagens e texturas que são atemporais, ou seja, não marcam uma época. A própria textura de cimento queimado segue essa máxima, visto que já deixou de ser e voltou a ser tendência diversas vezes.

Anna Paula Araujo, gerente de incorporação da Equilíbrio, ao revelar o critério de escolha de porcelanato para os empreendimentos da construtora acaba dando uma dica valiosa: “Não dá pra colocar algo que daqui dois anos pode estar obsoleto. Como o porcelanato com padrão amadeirado, que hoje se usa, mas amanhã pode estar ultrapassado. Na Equilíbrio acabamos escolhendo algo de base mais neutra, pois ‘incomoda menos’. Ou seja, não interfere muito na futura decoração do espaço, é menos chance de errar”, afirma.


Deu para saber mais sobre porcelanato? No primeiro episódio do podcast Viver em Equilíbrio, você pode aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto. Nele, Anna Paula Araujo, gerente de incorporação da construtora, bate um papo com Fabrício Damas, da Eliane Revestimentos, sobre tipos e usos de porcelanato, curiosidades sobre aplicação e quais os critérios e cuidados da Equilíbrio ao selecionar esse tipo de revestimento para os seus empreendimentos. Escute agora mesmo!

Quer saber quais revestimentos são usados no Trebbiano Residencial e no Gran Solare, os dois empreendimentos Equilíbrio em Curitiba?

Venha conversar com nossa equipe comercial na central de vendas e saiba mais.

CENTRAL DE VENDAS

Segunda a sábado – 10h às 18h

Domingos – 10h às 16h

R. Pedro Viriato Parigot de Souza, 2.850 – Ecoville

41 99800-0444


NOSSAS FONTES

Archtrends

Casa Abril

Eliane Revestimentos

Equipe Equilíbrio

Anterior
Anterior

9 plantas para cultivar em apartamento

Próximo
Próximo

Planta baixa do apartamento: o que analisar antes de comprar